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Greve de Ônibus em Curitiba

      A greve deflagrada na noite desta segunda feira (13) não foi a primeira mobilização realizada pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros (Sindimoc), mas foi uma das mais radicais.
     Motoristas e cobradores de ônibus decidem se cruzam os braços nesta terça-feira. A categoria tem 54 itens de reivindicação, mas as principais são aumento de 40% nos salários, 200% no vale -alimentação e melhores condições de trabalho. Uma assembléia para apresentar aios trabalhadores a contraproposta das empresas será realizada hoje à noite. Foto: Adamo Bazani.

Motoristas e cobradores de Curitiba decidem manter greve nesta quarta-feira, mas Justiça estipula frota mínima. Foto: Antônio More, Gazeta do Povo.

GREVE DE ÔNIBUS EM CURITIBA CONTINUA NESTA QUARTA FEIRA

     
     Categoria inicialmente pedia aumento de 40%. Tribunal do Trabalho propôs 8% de reajuste salarial.

ADAMO BAZANI – CBN

     Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana que fazem parte da RIT – Rede Integrada de Transporte decidiram há pouco manter a greve que teve início na madrugada desta terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2012.

    Inicialmente, o Sindimoc – Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana reivindicava um reajuste de 40% nos salários e de cerca de 200% no valor do vale alimentação. Os empresários representados pelo Setransp – Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana apresentaram 7% de aumento, representando 5,7% de correção do acumulado de inflação e 1,3% de ganho real.

      A categoria esperava conseguir pelo menos 10,5% de elevação salarial, mas o desembargador, Altino Pedrozo dos Santos, do TRT – Tribunal Regional do Trabalho – em Curitiba propôs um índice de reajuste de 8%. O percentual se aproximou do proposto pelos empresários e bem abaixo do pedido pelos trabalhadores.

     Com a manutenção da greve, o Tribunal determinou um novo percentual de frota operante.  Terão de estar nas ruas, 70% dos ônibus nos horários de pico que compreendem o início da manhã das 05h00 às 08h30 e final da tarde, das 17h00 às 19h30. Nos demais horários, a frota deve ser de 50%.

   Caso o sindicato não cumpra a decisão vai ser submetido a uma multa diária de R$ 100 mil. Nesta terça-feira, o sindicato dos trabalhadores descumpriu determinação judicial de 80% de ônibus no pico e 60% nas demais faixas de horário. O Sindimoc alegou que não sabia a quantidade exata de ônibus que representariam estes percentuais, alegação que foi contestada pela Urbs – Urbanização de Curitiba S.A, empresa que gerencia os transportes na Capital e cidades próximas. Segundo a Urbs, seria fácil calcular o número com base nos registros de frota que qualquer empresa possui.

    A greve prejudicou nesta terça-feira 2,5 milhões de pessoas que usam os ônibus que prestam serviços na RIT, entre eles convencionais, em corredores e de linhas rápidas, conhecidos como “ligeirinhos”.

      A categoria também reivindicava um aumento no vale-alimentação de 200%, mas a Justiça propôs reajuste menor.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Pesquisando por ae antes de sair de casa li tantas coisas sobre o assunto trago aqui também pra vocês:

     Terminais e pontos ficaram vazios e o trânsito se complicou durante todo o dia. Uma liminar da Justiça determinou que 80% dos ônibus circulassem nos horários de maior movimento, mas a ordem não foi cumprida. Grevistas furaram pneus para impedir a saída dos veículos das garagens.  
     Bom diante disso a população só pode é esperar é indignante eu uso o transporte publico e me recuso a gastar mais dinheiro com táxi e outros meios como vans etc; Só pra ir trabalhar mesmo que acabo usando bike, claro que os motoristas tem que lutar pelo direito deles não tiro a razão, mas quem tá se dando bem é a outra classe, ontem vi o pessoal fazendo o possível e impossível pra pegar um táxi, bom pra eles também, mas pra mim já não digo o mesmo o jeito é pegar carona mesmo, realmente espero que não dure muito isso, porque pra quem depende desses serviços é muito complicado e reflete em outros serviços como de saúde, comércio entre muitos outros, e no bolso do trabalhador.
Fontes:http://blogpontodeonibus.wordpress.com; g1.globo.comjornalcomunicacao.ufpr.br

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