Twitter
Facebook
Google Plus
/*fim do naruto game*/

Luta Antimanicomial

       Com o ano começando assim como os novos desafios do ano, um novo estágio está por vir, e traga aqui um assunto que tenho visto em aulas, com relação a saúde mental. As vezes não nos damos contas de como temos poucos lugares que ofereçam serviços especializados, quando pensamos em doenças nunca vem a mente a palavra loucura, e algumas doenças como depressão a qual  temos um predomínio prevalente hoje em dia, entre outras doenças mentais que muitos não ligam alcoolismo, dependência química, entre outros a problemas de caráter psíquico.

     Não possuímos uma estrutura adequada para a demanda atual. Não consigo pensar em pessoas que amo ou ate conhecidos que já passaram por isso tomaram medicações faixa preta para tais tratamentos indo em  hospitais psiquiátricos e nunca mais voltar para casa, antigamente era assim,  os famosos asilares, eram desprezados por não contribuírem financeiramente para a família, triste pensar nos descaço social que  ainda temos, e que em poucos hospitais ainda tem  pacientes em idade avançada abandonados, ok são raros os que sobraram ao pós reforma, mas existe, e ainda em alguns lugares manicômios também.
      
      Não sei como vai ser essa ida ao CAPS, realmente espero que a experiência seja tao rica  quanto aos estágios anteriores. Lendo mais sobre o assunto  essa luta social de mais de 10 anos por uma legislação que legitimasse a Reforma Psiquiátrica brasileira, a referida Lei foi promulgada bem diferente do seu Projeto de Lei inicial. 
      
    Mesmo assim, avanços foram alcançados com a criação de serviços abertos e comunitários que têm em seu alicerce, o respeito e a garantia da liberdade de direitos das pessoas em sofrimento psíquico, favorecendo o convívio com a família, chamando à sociedade a rever seus (pré) conceitos sobre a loucura.
        Os avanços da Política de Saúde Mental, seja no âmbito nacional ou estadual, há que se considerar a diversidade territorial, geográfica, cultural dos municípios onde realmente se efetivam as políticas. A decisão política de implementar a Reforma Psiquiátrica não garante que esta seja consolidada e transformada em uma Política Pública de Estado.

Esta é um vídeo simples que mostra a triste realidade e o tratamento que os doentes psiquiatricos receberam e em alguns lugares ainda recebem.(Eliezer-autor do vídeo).

Fontes: http://7cidades.com.br ; google-imagens ; youtube 

0 comentários:

Postar um comentário

Watch live streaming video from tyvertvs at livestream.com
 
moloko vellocet © 2010 é proibida copia do conteúdo do site sobe penalidades graves do DMCA,Designed by: Rony/buster blade,Tyler, Política de privacidade